Bulldog inglês

 

 

 

Origem:
A origem desta raça perde-se no tempo, embora seja possível encontrar relatos sobre estes animais ou os seus percursores nos séculos VI e V a.C.

Pensa-se que terão sido introduzidos na Europa pela mão dos fenícios, que os terão trazido nos seus navios para se protegerem, enquanto estavam atracados nos portos do Mediterrâneo.

Nessa altura, terão os romanos reparado nestes cães e nas suas capacidades, começando a utilizá-los nas arenas em lutas com outros animais, para gáudio das assistências.

Com o desaparecimento das lutas na arena, o bulldog praticamente desaparece, ficando alguns animais, residualmente, nas ilhas britânicas, onde, por volta do século XII, voltam a ganhar importância, mais uma vez para lutar, agora contra touros, sendo o século seguinte de divulgação por toda a Europa.

Nos séculos seguintes, este triste espectáculo vai caindo em desgraça, vindo mesmo a ser proibido, no século XIX.

É nesta altura que a raça começa a ser criada e refinada para cão de guarda, tornando-se mesmo, mais tarde, um animal de companhia como hoje o conhecemos.

Utilização:
Neste momento, é utilizado fundamentalmente como animal de companhia.

Temperamento:
O bulldog, para além de um excelente e tranquilo companheiro, é também um excelente guarda e amigo de crianças, gostando de as observar e proteger, mas evita o contacto físico e mantém alguma distância delas.

Esta raça precisa de muito acompanhamento por parte dos donos, tornando-se muito dependente daqueles que eleger como tal.

Um bulldog a quem não é dada atenção pode tornar difícil a convivência com os humanos, tornando-se até agressivo e reservado.

Cuidados:
É um animal que não precisa de muito espaço, sendo ideal para quem vive num apartamento de média dimensão, desde que seja passeado algumas vezes por dia, ao seu ritmo. Se assim não acontecer, tem tendência a ficar obeso em pouco tempo.

Necessita de muitos e permanentes cuidados ao nível da pelagem. Requer ainda alguma atenção no que respeita às articulações das patas.

Dimensões:
Altura média quando adulto: 35 cm

Peso médio quando adulto:
Entre 18 e 25 kg

Cores mais comuns:
Branco com malhas castanhas ou castanho com máscara preta.

Esperança de vida
Entre 11 e 13 anos
 

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons RubberGoat, RubberGoat  © 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode