Origem
Ave originária da América do Sul, com maior incidência no Norte da Argentina e Sul do Brasil.
Como ave de companhia
Esta é uma espécie muito barulhenta, e com sons muito característicos.
Destruidor por natureza, desfaz tudo o que apanhar na gaiola.
Apesar destes inconvenientes, é um animal divertido, e um bom companheiro, mas necessita de muito tempo para se ambientar.
Aprende com facilidade algumas palavras, mas «falar» não é o seu forte e nunca desenvolve um vocabulário extenso.
É muito inteligente, o que faz dele um animal que necessita de ter a gaiola sempre fechada com cadeados nas portas, senão, ao fim do primeiro dia, anda a passear pela casa. Quando isto acontece, procura outras gaiolas com aves, para cima das quais vai fazer barulho, desde que não sejam seus semelhantes.
As plantas são outro dos seus alvos característicos, todas as que achar que pode comer e destruir, serão alvo do seu bico em poucos minutos.
Quando desaparecer dentro de casa, procure no meio das plantas, pois o Quaker tem uma especial apetência para se esconder no meio de plantas como as avencas, onde dificilmente será visto.
Se eventualmente ele fugir para a rua, não desespere, ponha a gaiola perto do sítio por onde fugiu, com a porta aberta. Quando ele tiver fome, ou estiver a chegar a noite, vai tentar regressar à segurança que a gaiola lhe proporciona ou à sua fonte de alimento, já que, por norma, não se afasta muito e tem boa memória.
A sua reprodução não é fácil, portanto, se tiver um casal, não pense que, só por si, é suficiente.
Alimentação
A alimentação deve ser uma mistura usada para periquitos grandes, que encontra com facilidade nas casas da especialidade. Pode fazer um suplemento de frutas e legumes, desde que sejam bem lavados em água corrente.
A água e comida devem ser mudadas todos os dias, já que normalmente fica suja com muita facilidade.
No Verão, borrife o Periquito com água à temperatura ambiente.
Tamanho
Em adulto pode atingir os 25cm de altura