Entradas

 

 

 

ROLINHO DE ALFACE COM PEITO DE PERU

Ingredientes:

1 pé de alface lisa
150g de peito de peru
150g de queijo mussarela fatiada
2 cenouras raladas

Preparo:

Lave bem a alface, tire a nervura (os talos) e enrole cada folha em meia fatia de peru + mussarela e acrescente a cenoura. Prenda com um palito. Coloque numa travessa e sirva com molho vinagrete

 

CAMARÕES À MODA DA URCA

 

 

Ingredientes:

12 filés camarões grandes
8 ovos
limão
margarina
torradas
queijo minas ralado no ralo fino
sal

Preparo:

Coloque os camarões de molho no sal e o suco de limão (se gostar, junte 1 dente de alho amassado).Deixe macerar por mais ou menos meia hora. A seguir, enxugue-os um pouco e frite em panela antiaderente com um pouquinho de margarina. Frite os ovos em frigideira antiaderente, polvilhando-os com sal. Arrume cada dois ovos fritos em uma vasilha que tenha o formato de concha, polvilhe pouco queijo e coloque por cima 3 camarões fritos. Sirva com torradas. 

 

 

Crepes com cogumelos

Crepes com cogumelos

Ingredientes

200 g cogumelos
100 g manteiga
125 g farinha
1/4 litro leite
1 colher (sopa) óleo
1 ovo
Sal e pimenta q.b.
Preparação
Lave e corte os cogumelos. Leve-os ao lume dentro de uma caçarola com metade da manteiga. Deixe cozinhar por uns 5 minutos, tempere com sal e pimenta e desligue.
Junte a farinha e o sal num recipiente. Acrescente o ovo, o leite e o óleo. Misture com uma batedeira até obter uma massa homogénea, mais ou menos liquída.
Unte uma frigideira com um pouco de manteiga e aqueça. Com uma concha ou uma colher grande, deite um pouco de massa na frigideia e espalhe, formando um crepe. Quando estiver dourado na parte de baixo, vire o crepe e deixe cozinhar do outro lado.
Repita esta operação até acabar a massa.

Recheie cada crepe com os cogumelos e enrole.
Está pronto a servir

 

 Patê de sardinhas

 

 

Patê de sardinha

 

Ingredientes
24 filetes de Sardinha
1 Cenoura
1 Limão
1 molho de Tomillho
1 molho de Alecrim
3 folhas de Louro
1 dl de Azeite
10 grãos de Pimenta
150 g de Queijo fresco
2 c. de sopa de Cebolinho picado
Paprika
Sal e Pimenta
 
Preparação

Ligar o forno a 210 ºC. Lavar e cortar a cenoura, o limão,
a cebola e o alho em rodelas muito finas. Colocar as rodelas
e as ervas no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Colocar por cima as sardinhas e temperar com sal e pimenta. Deitar um fio de azeite por cima e levar ao forno durante 15 min.
Retirar do forno e esmagar as sardinhas com um garfo, deitar um fio de azeite por cima e juntar a ponta de uma faca de paprika.
Adicionar o queijo fresco e o cebolinho picado.

Finalização:
Servir sobre tostas de vários tipos de pão ou de pão do Algarve, esfregado com um dente de alho e temperado com umas gotas de azeite.

 

 

 

 

 

 

         Tomates joaninhas

Tomates joaninhas


Ingredientes

6 tomates vermelhos pequenos
2 latas de atum
1 ovo cozido
100 g azeitonas verdes
1 cebola
1 frasco pequeno de maionese
Preparação
Picar muito bem a cebola, o ovo e as azeitonas. Esmagar o atum com um garfo e juntar ao preparado anterior. Adicionar a maionese e passar tudo por um passador, até ficar com uma pasta homogénea.
Lavar bem os tomates (não devem estar muito maduros para não se desfazerem). Com muito cuidado, cortar quase a totalidade da parte de cima do tomate, para fazer as asas das joaninhas. Deixar a parte de baixo inteira unida à cabeça.
Retirar as sementes do interior do tomate e rechear com a pasta de atum. Colocar as asas das joaninhas. Com um saco de pasteleiro, desenhar as pintinhas com maionese. Utilizar as folhas verdes da rama do tomate para fazer as antenas e os olhos das joaninhas.

 

Caracoís

 

 

 

 

 

Ingredientes:

2 Kg de caracóis
½ Dl de Azeite
4 Dentes de alho
1 Folha de Louro
Orégãos
Pimenta
Sal

 

Preparação:

Os caracóis lavam-se diversas vezes em água abundante até não deitarem qualquer sujidade. De seguida, vão a cozer em água e sal com todos os ingredientes atrás referidos, sendo os alhos cortados ao meio. Devem cozer-se em lume brando, de modo a que o caracol saia o mais possível.

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons RubberGoat, RubberGoat  © 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode